segunda-feira, 22 de julho de 2013

Corte das Unhas das Calopsitas

Corte das Unhas

Se as unhas de sua calopsita ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você!
O corte das unhas não é muito comum, mas é importante principalmente na época de reprodução pois muitas vezes a fêmea acaba matando alguns filhotes ao deitar ou sair do ninho.

Existem poleiros especiais importados que desgastem a unha, não são poleiros com lixa embaixo! A lixa colada no poleiro pode machucar a pele da sola do pé.
Você pode cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo). Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em casas de produtos veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o Veterinário. Então, MUITO CUIDADO!
Em minha opinião, a maneira mais garantida é lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado. Olhe o desenho a baixo  e veja por onde circula o sangue. Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.

Observe o vaso sanguíneo e onde foi feito o corte da unha (cortar somente uma pequenina pontinha).


Obs. : As unhas do Lutino é muito mais fácil, pois a transparência permite ver o canal por onde passa o sangue. Já nos Silvestres não se tem a transparência.

Alguns cuidados ao cortar as unhas. Veja na imagem acima do ponto 1 ao 2 não deve cortar pois nessa área se encontra a veia, para ter certaza que a veia não será cortada deixe um espaço e depois corte a partir do número 3, veja na figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário